terça-feira, 2 de julho de 2013

Dynamic House, a casa origami

Sabemos que um bom projeto residencial nasce da observação do entorno, dando ao morador espaços funcionais, bonitos e que atendam a questões como privacidade e condições de conforto térmico. Aqui no Brasil, que temos o clima sub tropical, a diferença entre as estações não é das mais drásticas, e arrisco dizer que em algumas regiões se tem o mesmo clima na maior parte do ano, o que facilita muito na hora de desenvolver um projeto. Mas e quando as diferenças climáticas podem ser muito grandes? Como resolver uma casa que terá que suportar muito frio no inverno e um calor escaldante no verão?

Pensando nisso, dois designers ingleses criaramD*Haus Company, um projeto experimental inspirado num mosaico matemático que se encaixa de diversas formas, ajudando a casa a se adaptar a várias épocas do ano. David Ben Grünberg e Daniel Woolfson criaram o projeto através da fórmula do matemático Henry Dudeney, chamada de Haberdasher’s Puzzle (divide um triângulo equilátero em quatro partes, que podem se reagrupar para formar um quadrado). Veja mais informações e assista a animação aqui no site.


Ao longo do ano, a D*Haus muda de forma para responder ao seu meio ambiente. A casa abre para se adaptar às condições ambientais, como a abertura de uma flor, ao longo de um dia.




A radiação solar do Sol pode ter um impacto significativo sobre o desempenho dos edifícios. O que muitas vezes é uma fonte de superaquecimento, com design inteligente pode proporcionar uma fonte abundante e barata de energia no edifício. Esta energia pode ser utilizada para aquecer espaços no inverno, fornecer água quente, e até mesmo gerar ventilação para o resfriamento no verão.











Nenhum comentário:

Postar um comentário